Estamos vivendo as primeiras semanas de 2021 e, em várias empresas, o planejamento estratégico está em fase avançada de elaboração ou mesmo já nos primeiros movimentos de execução. Todavia, diante de um cenário contextual altamente dinamizado pelos efeitos da pandemia de Covid-19, todas as atividades relacionadas à gestão corporativa estão em constante processo de revisão.
Por conta disso, na área de tecnologia da informação, os especialistas estão prevendo um cenário altamente mutável, com diversas demandas de oportunidades e, por extensão, também com grandes desafios a serem superados. Separamos aqui alguns itens que merecem a atenção do seu time de TI para este ano novo. Acompanhe!
Por conta das restrições sanitárias decorrentes da Covid-19, muitas empresas e organizações optaram por migrar suas operações para ambientes de trabalho remoto. Passados alguns meses de experiência, em muitas situações a prática do teletrabalho se mostrou viável e até mesmo mais vantajosa tanto para as corporações quanto para os colaboradores. Uma importante tendência de TI para 2021 é a manutenção dessa prática em diversas organizações, seja parcial ou integralmente, o que vai demandar o desenvolvimento e a permanente manutenção de ferramentas de acesso, entrega e disponibilidade de serviços para os mais diferentes sistemas de informação.
Se, por um lado, a conectividade se mostra como algo definitivo para os sistemas corporativos, por outro está posta a necessidade de redobrar a vigilância e a proteção dos dados. Visto que muitas operações corporativas dependem do acesso à internet por meio de redes Wi-Fi domésticas, as empresas deverão estar atentas à proteção dos pontos de acesso - dispositivos, aplicativos e ambientes acessados localmente pelos usuários.
Nos últimos anos a inteligência artificial vem crescendo como ferramenta para auxiliar em diversos processos de tecnologia e de interação com os usuários. Para este ano de 2021, os especialistas apontam que essa arquitetura de informação será ainda mais explorada por empresas de todos os portes e segmentos, especialmente na segurança, coleta, catalogação a análise de dados.
Num contexto de negócios cada vez mais mediado pelos ambientes digitais, será necessário que as empresas ofereçam mais eficiência e agilidade no processamento e na entrega dos seus produtos e serviços. E, para que esses atributos sejam colocados efetivamente em prática, será necessário investir pesadamente na integração dos sistemas e das cadeias de comunicação entre os núcleos de inteligência das organizações. É a automação potencializada de modo a trazer soluções com maior valor agregado ao consumidor e com custos mais competitivos para as empresas.
O setor de tecnologia, pressionado pela alta demanda de produtos e serviços, está na dependência de profissionais qualificados. Ainda que haja várias soluções acessíveis e altamente responsivas no mercado, as empresas terão sempre a necessidade de contar com um capital humano altamente especializado. Desse modo, um suporte de TI – próprio ou terceirizado – deve ser considerado como ponto de articulação estratégica no planejamento das corporações.
Quer saber mais? Clique aqui e confira informações relevantes sobre segurança da informação.