À medida que as empresas geram, armazenam e processam mais dados em suas operações diárias, a demanda sobre suas infraestruturas de TI aumenta significativamente. Junto com esse crescimento, também tem o aumento dos custos de expansão da infraestrutura, que se torna elevado e pode inviabilizar algumas melhorias.
Esse é um desafio para muitas empresas que buscam soluções para gerenciar esses três aspectos essenciais do tratamento de dados: armazenamento, processamento ou virtualização de dados. Nesse cenário, a hiperconvergência ganha destaque.
Neste conteúdo, vamos explicar o que é a hiperconvergência, como ela funciona, quais são os benefícios e como você pode aplicar em sua empresa. Confira até o final!
A hiperconvergência é uma abordagem de infraestrutura de TI que integra os principais componentes de data centers – computação, armazenamento, rede e virtualização – em uma única solução, gerenciada por software.
Esse modelo elimina a necessidade de muitos equipamentos complexos, unindo todas as necessidades da empresa em uma infraestrutura simplificada e com grande escalabilidade.
A infraestrutura hiperconvergente (HCI) combina processamento, armazenamento e redes em um único appliance ou cluster de servidores, gerenciados de forma centralizada por um software inteligente. Essa solução é altamente escalável, permitindo que as empresas adicionem ou removam recursos facilmente conforme suas necessidades.
Vamos te explicar quais são os benefícios desse tipo de infraestrutura de TI. Confira!
Com todos os componentes integrados, o gerenciamento é simplificado por meio de uma única interface, sem a necessidade de configurar e administrar diferentes sistemas de armazenamento e redes. O software de hiperconvergência automatiza grande parte dos processos.
Uma das maiores vantagens da hiperconvergência é a escalabilidade, já que as empresas podem adicionar recursos, como armazenamento ou capacidade de processamento, à medida que suas necessidades aumentam, sem grandes interrupções.
Por exemplo, imagine que sua empresa gerencia grandes volumes de dados e aplicações e utiliza uma infraestrutura de TI tradicional, com equipamentos separados.
Com a adoção de uma solução hiperconvergente, a empresa integra esses recursos em uma única plataforma. Agora, armazenamento, processamento e redes estão combinados em um único sistema gerenciado por um software centralizado. Isso reduz a necessidade de múltiplos equipamentos físicos e simplifica a gestão da TI.
Por exemplo, antes, se a empresa precisasse expandir sua capacidade de armazenamento ou adicionar mais servidores para processamento, isso exigia a compra de novos hardwares e uma reconfiguração manual. Com a hiperconvergência, ela simplesmente expande a capacidade do sistema adicionando novos nós, que automaticamente se integram à infraestrutura existente. Isso resulta em mais agilidade e facilidade de escalabilidade. Ficou claro?
A implementação de soluções hiperconvergentes é mais rápida, com menos complexidade. Isso reduz o tempo de inatividade e permite que os sistemas entrem em operação rapidamente. Sua empresa não vai precisar aumentar a área física dos equipamentos de TI, nem passar por reformas para passar cabos, por exemplo.
A hiperconvergência facilita a virtualização, uma vez que todo o gerenciamento é baseado em software. Dessa forma, empresas que já operam com servidores virtuais podem se beneficiar dessa integração otimizada.
Podemos concluir que a infraestrutura hiperconvergente é uma das melhores formas de gerenciar seus data centers, oferecendo uma solução mais simples, eficiente e econômica. Para organizações que buscam otimizar suas operações de TI, reduzir complexidades e manter a flexibilidade para crescimento futuro, a hiperconvergência pode ser a solução ideal para uma alta performance.
Aqui na Aviti você encontra uma equipe de especialistas que pode ajudar a sua empresa a criar a melhor infraestrutura de TI de acordo com a sua necessidade. Acesse nosso site, confira todos os produtos disponíveis e marque uma reunião sem compromisso.